Apresentação

O Centro Paroquial de Fraternidade Cristã e de Solidariedade Social de São Lázaro ou Centro Social da Paróquia de S. Lázaro, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social.

Quem Somos

O Centro Paroquial de Fraternidade Cristã e de Solidariedade Social de São Lázaro ou Centro Social da Paróquia de S. Lázaro, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.), segundo o decreto-lei nº 119/83.

Rua Sá de Miranda, s/n
253 60 90 90
4700-352 Braga
Pessoa Coletiva nº 501 540 555

O Centro Social comporta várias valências que vão desde a Infância, que dispõe de serviços de Creche, Jardim-de-infância e Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL), distribuídos por vários Pólos; o apoio à Terceira Idade, dispondo de serviços de LarCentro de Dia e Apoio Domiciliário; o trabalho com doentes portadores do HIV, na valência do CRIAS; Apoio Domiciliário e Atendimento Externo e ainda a UBATI – Universidade Bracarense do Autodidata e da Terceira Idade. Recentemente, por necessidades crescentes da nossa comunidade, criamos a Cantina Social, a funcionar nas instalações do Centro Social de S. Lázaro, na Rua Sá de Miranda.

Somos cerca de 120 colaboradores e 700 utentes/clientes.

Síntese  Histórica

O Centro Social da Paróquia de S. Lázaro é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que se encontra sedeado na freguesia de S. Lázaro, na cidade de Braga. Teve origem no ano de 1982 durante a paroquialidade do Cónego João Barros. 

O primeiro estabelecimento, Sá de Miranda, começou por dar resposta a 32 crianças nas valências de creche e jardim-de-infância. Posteriormente, em 1986, a capacidade deste estabelecimento aumenta para 148 utentes. Em 1989 são abertos mais dois estabelecimentos, o do Carandá e o do Fujacal, cada um com capacidade para 75 utentes, nas valências de creche e jardim-de-infância. Neste mesmo ano celebram-se dois acordos em CATL para um total de 115 crianças. Em 1992 e 1995, respetivamente, abrem mais dois estabelecimentos - a mini-creche e o estabelecimento dr. José Vilaça, ambos destinados à valência creche e que vêm a encerrar em 2004, aquando da remodelação levada a efeito em toda a estrutura da infância. A Instituição surge como uma estrutura de resposta às necessidades das crianças e das famílias – este princípio ainda hoje se mantém – apesar do crescente carácter educacional e pedagógico das suas valências, o qual de se traduz, no que respeita ao jardim-de-infância, na adesão da Instituição à rede Nacional do Pré-Escolar e no reconhecimento por parte da tutela da importância deste nível de ensino na formação e no desenvolvimento integral das crianças.

A capacidade desde então é de: 

  •   Estabelecimento de Sá de Miranda – capacidade para 84 institucionalizados na creche; capacidade para 206 institucionalizados no jardim-de-infância; capacidade para 118 institucionalizados no CATL;
  •   Estabelecimento do Fujacal – capacidade para 42 institucionalizados na creche;
  •    Estabelecimento do Carandá – capacidade para 45 institucionalizados na creche.

No que refere à valência da Terceira Idade, o crescente envelhecimento da população portuguesa tem potenciado uma crescente intervenção e atenção por parte do Estado e das Instituições no desenvolvimento de respostas sociais para idosos. Neste contexto, as infra-estruturas de apoio procuram abranger as diferentes necessidades e níveis de carência dos idosos e suas famílias, realidade que o Centro Social da Paróquia de S. Lázaro tem procurado apoiar. A 14 de Novembro de 1986 iniciou a valência de Centro de Dia e em 1987 inicia o serviço de atendimento em lar, a um casal e mais três utentes. Desde aí tem vindo sempre a crescer e em 1988 é adquirida mais uma infra-estrutura que permite aumentar a resposta social. Também neste ano é criada a valência de Apoio Domiciliário que é reorganizada em 2006 aumentando a capacidade de resposta.

No ano de 2012 iniciamos a concretização de um sonho – a construção do Novo Lar para idosos - procurando juntar os lares existentes até ao momento e espalhados em diversas estruturas. A obra visou, ainda, congregar os serviços de Centro de Dia e de Apoio Domiciliário assim como as respostas de CRIAS. Esta obra beneficiou, no entanto, espaços de apoio à Infância (aumento do refeitório, e adaptação dos espaços do CATL). Conseguiu-se ainda a remodelação das Capelas Mortuárias, da entrada da Igreja Paroquial, das salas de apoio aos Movimentos Pastorais da Paróquia, do Telhado da Igreja, das fachadas, do Adro e garantiu-se um novo Parque de Estacionamento

Trata-se de uma aspiração antiga, que se concretizou. A nova estrutura começou a funcionar a 1 de Maio de 2014, tendo a bênção e inauguração acontecido a 5 de Dezembro de 2014, dia de S. Geraldo, padroeiro da cidade de Braga. Tudo foi possível pelo esforço, entrega e dedicação de muitos. 


A capacidade actual é de:
  • Estrutura Residencial para Idosos - 64 utentes
  • Centro Dia - 50 utentes
  • SAD - 50 utentes

A UBATI – Universidade Bracarense do Autodidata e da Terceira Idade é um projeto que remonta a Outubro de 1989. Foi criada com o propósito de promover o enriquecimento do ser humano, quer através do relacionamento de indivíduos de diversas idades (lazer e convívio) quer pela possibilidade oferecida de todos crescerem em termos culturais e de conhecimentos. Pretende-se que seja um espaço que potencie a amizade, num local onde as pessoas possam sentir-se felizes. 

UBATI permite aos seus utentes o acesso a variadas áreas disciplinares que vão das mais académicas (Ex: Inglês, Biologia), às mais lúdicas (Ex: Artes Decorativas, Danças de Salão). 

Depois de já ter passado por outras instalações, atualmente dispõe de dois apartamentos na Avenida da Liberdade onde acolhe a totalidade dos seus utentes.

A capacidade atual é de cerca de 120 utentes.


CRIAS - Face ao aumento progressivo de casos de sida no inicio dos anos 90, e quando já se previa que atingisse uma extensa camada da população ultrapassando os iniciais grupos de risco (homo/bissexuais e toxicodependentes), é reconhecido o carácter multidimensional deste problema (biológico, social, cultural, psicológico, ético/moral, jurídico, económico e político). É com base nestes pressupostos que surge a necessidade premente de criar uma resposta de apoio a seropositivos e/ou doentes com sida e suas famílias. 

O Centro Social da Paróquia de S. Lázaro deu os primeiros passos para a concretização deste projeto em 1993, aceitando o desafio lançado pela Segurança Social, através de acordo de cooperação com o serviço Sub-Regional de Braga / CRSS do Norte, com a Sub-Região de Saúde de Braga / ARS do Norte e com a Comissão Distrital de Luta Contra a Sida.

Em 1995, inicia a sua atividade, com o atendimento e apoio domiciliário, a funcionar em instalações provisórias, e mais tarde, em 1997, passa a dispor de instalações próprias para a Unidade Residencial, a funcionar no edifício da sede na freguesia S. Lázaro / Braga. 

A capacidade actual é de:

  • Unidade residencial - 5 utentes, com área geográfica do distrito de Braga;

Toda a ação na nossa instituição alicerça-se na fé (“a fé se vê nas obras”) e perseverança (“a perseverança é mãe do sucesso).

Toda a ação da instituição se pretende que conjugue sempre o valor do trabalho (“A mão preguiçosa empobrece, a mão diligente enriquece” Provérbios 10, 4), da bondade (“Não negues um benefício a quem dele precisa, se estiver nas tuas mãos poder concedê-lo” Provérbios 3, 27) e da paz (“Vale mais um bocado de pão seco, com paz, do que uma casa cheia com banquetes e discórdia” Provérbios 17, 1).

Organograma


Instalações e Meios Humanos 

A sede da Instituição situa-se na rua Sá de Miranda, na freguesia de S. José de S. Lázaro, na cidade de Braga. Neste edifício situam-se os serviços administrativos bem como o estabelecimento Sá de Miranda, onde se encontram instalados a creche, o jardim-de-infância e o catl. O estabelecimento do Fujacal é um espaço adaptado, no rés-do-chão de um edifício residencial, onde funciona uma creche, com três salas. O estabelecimento do Carandá é uma estrutura isolada, onde também funciona uma creche com três salas.

Estabelecimento Sá de Miranda

Este estabelecimento encontra-se anexo ao espaço físico da igreja de S. Lázaro e destina-se a crianças com idade entre os quatro meses e 12 anos. Dispõe actualmente das seguintes estruturas:

  • Nove salas para o funcionamento do jardim-de-infância, cada uma com WC privado;
  • Seis salas para o funcionamento da creche, cada uma com espaço de higienização privado;
  • Três salas para o funcionamento do catl, com um wc acoplado;
  • Refeitórios para creche, jardim e catl;
  • Uma copa para preparação de lanches e lavagem de loiças;
  • Um gabinete de direcção técnico-pedagógico;
  • Um gabinete de psicologia;
  • Uma sala de trabalho para as educadoras;
  • Um hall de entrada, onde se localiza a recepção/serviços administrativos;
  • Uma lavandaria;
  • Uma despensa;
  • Uma sala de vestiários para todo o pessoal;
  • Um salão polivalente;
  • Uma biblioteca/videoteca e sala de informática;
  • Casas de banho para adultos

Estabelecimento do Fujacal

Este estabelecimento encontra-se situado na rua do Fujacal, estando instalado no rés-do-chão de um prédio habitacional, destinando-se exclusivamente a crianças em idade de creche, portanto com idades compreendidas entre os 120 dias e os três anos e dispõe das seguintes estruturas:

  • Três salas para o funcionamento da creche;
  • Um refeitório;
  • Casas de banho para crianças e adultos;
  • Um salão polivalente;
  • Uma copa para preparação de lanches e lavagem de loiças.

Estabelecimento do Carandá

Este estabelecimento encontra-se situado no bairro do Carandá, e trata-se de um espaço adaptado e remodelado, preparado para receber crianças entre os 120 dias e os 3 anos e dispõe das seguintes estruturas:

  • Três salas adstritas ao funcionamento da creche;
  • Casas de banho para crianças e adultos;
  • Um refeitório;
  • Um gabinete;
  • Uma sala de vestiários para o pessoal;
  • Um salão polivalente;
  • Uma copa para preparação de lanches e lavagens de loiças.

Estrutura Residencial para Idosos.
  • 33 quartos: 7 individuais e 26 duplos;
  • 35 wc´s;
  • 2 wc´s de Banho Assistido
  • 3 copas para preparação de lanches e pequenos-almoços e lavagens de loiças;
  • Cozinha
  • 2 salas para refeições;
  • Uma sala de actividades
  • Uma sala de estar;
  • Uma sala de visitas;
  • Um Gabinete de Direção
  • Um gabinete Técnico
  • Um consultório para uso médico, enfermagem e preparação de medicação;
  • Uma lavandaria;

Centro de Dia

  • Uma sala de estar;
  • Uma sala de actividades ;
  • 4 wc comum;
  • Uma sala para refeições;
U.B.A.T.I.
  • Seis salas (Informática, Dança, Música, Pintura, Artes Plásticas, e Geral)
  • 4 wc´s;
  • Um wall que funciona também como sala de espera;
  • Uma despensa;
  • Um bar cozinha;
  • Um vestiário.


Quadro de Recursos Humanos



Política da qualidade do Centro Social e Paroquial de S. Lázaro

“Satisfação crescente dos utentes/clientes

Servir a comunidade – contribuir para o desenvolvimento integral de todos
Apoiar as famílias com respostas socioeducativas apropriadas às crianças
Promover o bem-estar integral dos idosos, combatendo o isolamento, proporcionando
Formação/ocupação e atividades recreativas aos Seniores (Adultos)
Ser uma resposta eficiente e eficaz às pessoas infetadas com HIV (CRIAS)
Responder adequadamente às necessidades da população mais carenciada (Cantina Social)
Melhorar continuamente o SGQ e os Serviços prestados, assim como a sua eficácia
Ser um elo aglutinador da Paróquia”.


Código de conduta prevenção e combate à prática de assédio no trabalho

Clique aqui para consultar. 


Prestação de contas

2014  

2015  

2016 

2017 

2018 


A equipa do Centro Social
Rua Sá Miranda
4700-352 BRAGA
e | centrosocialslazaro@sapo.pt
t | 253 609 090
Powered by Peakit